aha, uhu, a natura é nossa
Vivendo em um país em que temos a tendência de nos desvalorizar, é preciso trazer sempre à lembrança casos de empreendedorismo bem sucedidos em território nacional. Melhor ainda quando sabemos que estes exemplos usaram ferramentas que nos dispomos a também usar em nossa consultoria.
A Natura&Co é um belo case. Ela é a maior empresa de cosméticos do Brasil. E depois que comprou a Avon, se tornou a quarta do mundo.
Mais uma informação: a maior entidade de pesquisa reputações de outras empresas no mundo se chama RepTrack e, em 2019, fez uma pesquisa que colocou esta empresa à frente de marcas como Nestle, Disney, Visa, Hering em reputação para os brasileiros.
Dito isso, vale a pena investigar de que fonte a Natura bebe para fazer lançamentos criativos, misturando fragrâncias, cores, texturas e embalagens variadas.
Junto com um dos maiores laboratórios de inovação do mundo...
Pausa para nota de esclarecimento: não somos megalomaníacas, apesar do uso considerável de "maiores", "melhores" no mundo, mas já que é pra procurar referências, vamos falar do que deu certo, concorda?
O Media Lab, do MIT, produziu com a Natura um case de sucesso muito interessante, em que foi usado o Design Thinking: a linha SOU.
Durante alguns dias, os participantes do grupo de inovação foram para algumas casas de consumidores de shampoo da Natura e observaram como era o comportamento se questionando: qual é a importância da embalagem na compra? Quanto tempo dura um frasco? Onde ficam estocados em casa?
Sinceramente, eu fico imaginando a cena de um modo um pouco cômico. Ia ser engraçado ter uma pessoa dessa dentro da minha casa me seguindo e vendo como uso o shampoo.
Mas, o que foi percebido claramente é que a compra de refis era constante, tanto pelo preço quanto pela facilidade de guardá-lo.
Após todo o processo de Design Thinking, chegaram ao desenvolvimento de um produto com embalagem 70% mais econômica, ocupa 94% a menos de espaço, barateando também seu transporte e fazendo com que os representantes pudessem carregar alguns “saquinhos” a mais. Tornou-se um dos maiores sucessos da empresa, principalmente para a classe C de consumidores, que puderam ter acesso a um ótimo produto por um preço acessível.
É por essas e muitas outras histórias que A Candeia usa o Design Thinking, associado a várias técnicas, para melhor atender as empreendedoras brasileiras, com o objetivo de ver muitas ideias dando orgulho para todos nós. Sou brasileira, meu amor!