O método que desenvolvemos para esta consultoria é totalmente original em seu conjunto, mas constituído por referências de várias práticas já conhecidas e utilizadas no mercado, sobretudo usadas por grandes marcas como natura, o boticário, general eletric, shimano (ver cases no nosso blog).
E foi aí que nos deparamos com a questão: por que essas metodologias estão sendo apenas aplicadas em grandes empresas?
E se a gente pudesse oferecer, em nossa consultoria, esses métodos já validados, com uma linguagem totalmente adaptada e que pudesse ser acessível para empreendedoras e autônomas?
Percebemos que poucos estão se aprofundando nesta etapa de planejamento, partindo direto para divulgação e estratégias de marketing.
E foi por isso que decidimos focar na solução deste problema atual que é a oferta de serviços superficiais e que não exploram a originalidade.
O centro de tudo o que fazemos é sempre a essência de quem nos procura e, assim, é impossível não personalizar.
Confira, a seguir, algumas das ideias que adaptamos.
Esta é uma abordagem centrada no ser humano para resolver problemas e promover a inovação.
Vamos explorar ideias e transformá-las em soluções práticas.
Depois, criar estratégias autênticas que reflitem sua essência e suas metas como empreendedoras.
Como sua jornada não é estática, adaptamos continuamente, enquanto o projeto é testado, para garantir que cada passo esteja em sintonia com seus objetivos.
Conheça os passos principais:
(clique para abrir e novamente para fechar)
Clayton Christensen tinha uma missão: entender porque as pessoas compravam milkshake e quais eram seus verdadeiros concorrentes.
Olha que doido: ele observou que a maioria das pessoas compravam milkshake pela manhã.
Então, a pergunta era:
Os milkshakes do mc donald's eram contratados pelos clientes para realizar o "trabalho" de satisfazer a fome e fornecer entretenimento durante o trajeto matinal para o trabalho.
Neste caso, nem vamos questionar se é um hábito saudável ou não, mas a reflexão é que, para tudo o que é consumido, há um trabalho implícito sendo feito.
O quanto antes respondermos esta questão, mais cedo entenderemos como facilitar o caminho de acesso de quem deseja contratar o trabalho do que você oferece através de produtos ou serviços.
Apesar do nosso foco não ser startups, existem conceitos muito interessantes.
Por exemplo, sabíamos que o velho modelo de plano de negócio (sabe aquele com 60 páginas e 0 concretizações?) não nos servia mais.
A solução que o substitui é o quadro lean, muito similar ao canvas, com a diferença que no lean as hipóteses são chamadas para validação logo no início.
Por isso, um outro conceito que escolhemos foi o do mínimo produto viável, ou seja, propomos a construção de um modelo, ainda que não esteja perfeito, para ter sua absorção no mercado testada.
É melhor não perder muito tempo com ideias erradas, não é mesmo?
Confira o artigo sobre cupcakes e bolos de casamento no nosso blog.